História
Nas unidades de paisagem a função agrícola é bastante importante, e o espaço visível é o resultado de um longo processo de intervenção humana sobre o solo, nomeadamente sobre as comunidades bióticas.
Nas áreas em pousio, apesar da visível humanização, o elemento biótico tem vindo a aumentar de importância, havendo lugar para os processos naturais.
Nos espaços agroflorestais as comunidades bióticas destacam-se sobre os elementos antrópicos

Nos espaços florestais com áreas de expansão urbano-turística, os elementos bióticos dominam sobre os antrópicos, ainda que correspondam a espaços que parecem estar a ser invadidos pela ocupação humana.
A área urbano-turística da Quinta do Lago caracteriza-se pela dominância do elemento antrópico sobre o biótico, ainda que também aqui o abiótico tenha alguma importância, enquanto fornecedor de energia natural ao sistema.


Nas dunas, os elementos abióticos dominam sobre os bióticos, apesar de contarem com alguma presença humana esporadicamente.

Na praia os elementos abióticos prevalecem sobre os antrópicos, cuja pressão é especialmente forte na época balnear, carecendo de comunidades bióticas.
