Habitats
Dunas
-
As dunas costeiras e, neste caso, o cordão dunar avançado, formam-se na parte que imediatamente se segue ao domínio das marés, em especial durante as vazantes, quando as areias secas da praia exposta são mobilizadas e transportadas pelo vento e depositadas mais á frente.

Sapal
-
Em troços abrigados da costa, orlando estuários, lagunas ou baías, e protegidas do embate das ondas do mar aberto por uma barreira de ilhas ou pontas arenosas, ao nível de entre marés, surgem plataformas onde se instala densa cobertura de uma vegetação muito peculiar, estão submersas durante a maré alta e ficam a descoberto na maré baixa. São os sapais.
Duna, sapal e ria

Sapal em frente a Cacela Velha
Mata
-
Em vez da mata original de azinheiras, sobreiros, carrascos, medronheiros, oliveiras e alfarrobeiras (árvores de folha perene, adaptadas ao longo e seco verão mediterrânico), encontramos agora o pinheiro-bravo Pinus pinaster e o pinheiro-manso Pinus pinea, que dominam a paisagem litoral do sul do país. Estas espécies são frequentemente plantadas nas regiões costeiras com o objetivo de estabilizar as areias, por estarem adaptadas aos solos arenosos e aos ventos fortes e carregados de sal.

Pinhal na Quinta de Marim