top of page

Cultura

 

›O património cultural existente no Parque é de grande interesse, quer se tratem de conjuntos ou sítios históricos, construções isoladas, aldeamentos piscatórios ou rurais e outras manifestações complementares, como o artesanato, a gastronomia, as crenças e tradições.

›Os vestígios arqueológicos dos diversos povos que na zona se estabeleceram desde o paleolítico e mais tarde os fenícios, gregos, romanos e árabes, exprimem raízes culturais milenares.

 

 

Tavira. Arraial Ferreira Neto - antiga armação de atum

›A presença romana marcou profundamente o território. Disso são exemplo a antiga cidade da Balsa, localizada na freguesia da Luz ou a estação arqueológica de Marim, antiga villa reveladora de intensa atividade piscatória, industrial e comercial.

Antiga cidade da Balsa

Sala de moagem do moinho de maré da Quinta de Marim

Ruínas romanas com tanques de salga de peixe

 

›A ocupação islâmica revela-se nos aglomerados populacionais, na tipologia das habitações, na toponímia, nas hortas e pomares de citrinos e nas alfaias.

No séc. XVI, devido ao comércio do sal a pesca do atum e da sardinha começaram a existir os arraiais. Estes arraiais, que inicialmente não passavam de cabanas de junco, tiveram um desenvolvimento notável no séc. XVIII em virtude da criação da Companhia Geral das Reais Pescarias do Reino do Algarve, por iniciativa do Marquês de Pombal. 

 

 

Parque Natural da Ria Formosa

bottom of page